sexta-feira, 16 de junho de 2006

Extrema Direita ?

Bah ! Nem pensar ! Quanto mais longe melhor !


À coisa de uma semana atrás, passou no canal de televisão do estado, e agora na revista VISÃO, uma reportagem sobre a extrema direita em Portugal. Era algo que eu desconhecia existir, e que me repugnou ao saber que existe ! Pelos ideais que defendem, pelos personagens que seguem e pretendem emitar e pelo seu modo de acção ! Por mim tudo bem que expressem os seus ideais, não que eu concorde com eles, mas porque sou apologista da liberdade de expressão.
Eles que pensem que Portugal ficava bem melhor se fosse apenas povoado por "sangue puro e genuínamente português", desde que não actuem no sentido de exterminar o que não é português, e mais importante, desde que não actuem no sentido de não exterminar QUEM não é português.
Antes de sermos portugueses, somos HUMANOS, e por isso devemos respeitar e auxiliar o nosso semelhante em todas as circunstâncias, mesmo que ele seja mais escuro que nós, mais vermelho, mais amarelo, mais azul que nós, mais alto, mais baixo que nós, que ele acredite em Deus, que ele não acredite em Deus, que ele acredite num Deus diferente do nosso, etc...
Penso que não existe problema em nos orgulharmos das nossas origens. No meu caso penso que me devo orgulhar de ser português ! Sei que o facto de ser português é totalmente arbitário e que tanto podia ser português como neo-zelandês, no entanto, dá-me um orgulho especial saber que sou português ! Gosto de quando na televisão dizem que o pastel de nata, um bolo tipicamente português, é muito apreciado em todo o mundo; gosto quando uma banda portuguesa vai actuar nos grandes palcos da Europa; gosto de ver a Selecção Nacional jogar; gosto quando não nos consideram a "cauda da Europa"; gosto quando se fala bem de Portugal !
Na minha opinião acho que não há problema em ser um pouco nacionalista, desde que não afectemos terceiros com as nossas acções.
Orgulhar-me de ser português, mas não dar pontapés aos chineses por não serem portugueses.

1 comentário:

Anónimo disse...

Abaixo os NAZIS! Viva a Liberdade!